Matrículas Abertas para o curso “The Way to Software Mastery”!

Já estão abertas as matrículas para o curso “The Way to Software Mastery”, onde o Klaus Wuestefeld será seu instrutor.

Clique aqui para saber mais e se matricular…

Para quem é o Programa desse Curso?

1) A Programação é uma arte pra você? Se você acredita que programar é uma arte, e que é a busca pela excelência que vai fazer a diferença no seu projeto e na sua vida profissional, então esse curso é pra você.
2) Será que é preciso estar programando? Não é preciso estar programando atualmente. Já ter sido um programador é suficiente. Apesar de vários trechos de código serem apresentados durante as aulas, o curso vai focar mais nos conceitos, posturas e técnicas. Não vamos exigir que você conheça uma linguagem específica.
3) Interlocução com desenvolvedores: se você é líder de equipe, Scrum Master ou Agile Coach e está afastado há algum tempo da programação, o curso vai te ajudar a entender as diversas questões técnicas envolvidas em um projeto e assim melhorar a sua interlocução com a equipe de programadores.

Resumo dessa Edição:

Início das Aulas: QUARTA-FEIRA, 14/08/2019
Instrutor: KLAUS WUESTEFELD
Com mais de 30 anos de carreira, Klaus é programador desde os 11 anos, profissional desde os 17. Fundou a Objective codificando em SmallTalk e depois juntou-se à db4o para programar com uma equipe remota quando ninguém nem pensava nisso ainda. Criou o Prevayler, o manifesto da computação soberana e o projeto de código aberto Sneer. Participou da primeira conferência internacional de XP, em 2000, na Itália, antes de existir o manifesto ágil.​ É pioneiro de métodos ágeis no Brasil, trazendo o Extreme Programming para o país no início dos anos 2000. Durante sua trajetória interagiu com lendas como o Kent Beck, Steve Wozniak, Martin Fowler, Uncle Bob e Scott Ambler. Atualmente está estruturando um ateliê de produtos digitais, presta consultoria de qualidade de software para a Nubank, atua no conselho diretor do grupo Objective, é sócio da Impulso e CTO da Hubbers.

Formato: 4 AULAS AO VIVO via videoconferência com 2 horas de duração cada + 4 sessões de perguntas e respostas após cada aula.
TODAS AS AULAS SERÃO GRAVADAS E VOCÊ PODERÁ ASSISTI-LAS QUANDO QUISER.

Agenda:

Módulo 1 – Programação em Essência
Dia 14/08, quarta-feira de 20 às 22:30hs
> No módulo 1, vamos desvendar a essência que está por trás da arte de programar. Vivemos na ilusão de que a indústria de software muda muito rapidamente, de que é difícil acompanhar o surgimento de novas tecnologias. Quanto mais perto chegamos da essência das coisas, porém, mais estáveis e serenas as percebemos.

Ementa: Complexidade vs Complicação, Simplicidade Anticlimática, Acidental vs Essencial, Mindset: Simples vs Fácil, Nem Todo Software Precisa ser Bom, A Segunda Coisa Mais Importante, Os Gigantes do Passado, A Ilusão das Novidades Rápidas, e a pergunta derradeira: o que é programação no fundo, de verdade, afinal?

Módulo 2 – Programando Sozinho
Dia 21/08, quarta-feira de 20 às 22:30hs
> Há muitas formas de transformar a programação em uma atividade social: Programação em par, Mob Programming, Coding Dojo. Mas, na verdade, a maior parte do tempo estaremos sozinhos: nós e a máquina. No módulo 2, será a hora de nos fortalecermos como indivíduos.

Ementa: Anti-Deslumbramento, Cagadas das tecnologias de software líderes de mercado, A Ética Hacker, Design-by-Contract, Idiomas de código, Études, Software enquanto Magia, Expressividade, Programando com o Subconsciente, Múltiplos Projetos Simultâneos, Fluência vs Familiaridade e o mais difícil: como convencer seu chefe retranqueiro?

Módulo 3 – Programando em Time
Dia 28/08, quarta-feira de 20 às 22:30hs
Sozinho é uma coisa, mas experimente colocar uma única pessoa a mais no seu projeto e a dinâmica muda completamente. Imagine quatro, cinco ou seis? É nesse momento que as práticas que organizam as interações entre os membros da equipe farão muita diferença. No módulo 3, você acaba de cair de paraquedas como membro de uma equipe nova. E agora? Como sobreviver e como prosperar?

Ementa: Como jogar pra ganhar num time retranqueiro, Vencendo a Cultura do Medo, Heroísmo, Teste “autimatizado”, Como convencer seus pares, Liderando Programadores, A sabedoria do Extreme Go Horse, Pair Programming, Mob Programming. Branches: A Origem de Todo o Mal, Parallel Change e Continuous Deploy. Revezamento.

Módulo 4 – Disseminando a Excelência
Dia 04/09, quarta-feira de 20 às 22:30hs
O módulo 4 te levará para o próximo nível, pois aqui discutiremos as abordagens que te ajudarão a disseminar o mindset e as práticas ligadas à maestria, liderando times da empresa com autonomia, maestria e propósito.

Ementa: Liderando um Time, Autonomia: O que cobrar, como e quando cobrar do time? O santo graal das estimativas de software, Propósito, Disseminando a Maestria, Aprendiz, Viajante e Mestre, Discutindo de Igual para Igual com o Arquiteto Chefe Sem Nunca ter Trabalhado na Tecnologia Dele, Learning and Coolness, Escassez vs Abundância. Qualitividade.

Extraia aprendizados únicos com os “causos” que o Klaus vai contar sobre os grandes mestres:
Causo: Kent Beck e a metodologia improvisada
Causo: Steve Wozniak e o cartão de aço
Causo: Sendo plagiado por Martin Fowler
Causo: Uncle Bob e a Morte do Banco de Dados

Carga Horária Total: 10 horas
Certificado: Emitiremos certificados ao final para aqueles que demonstrarem participação e conhecimento sobre o conteúdo do curso.

Clique aqui para saber mais e se matricular…